Ouvir Educação Gr.png

A EDUCAÇÃO

Educação, instrução, aprendizagem, ensino: são quatro palavras que se referem a um universo que envolve diariamente milhões de seres humanos, desde crianças e jovens até mesmo aos adultos. 

É um tema polémico que envolve inúmeras discussões há muitos séculos. 

Muito governos não parecem muito interessados em investir grandes verbas neste universo., mas estranhamente, ou não, os países mais desenvolvidos, parecem ser os que mais investiram ao longos dos últimos séculos em educação.

O que distingue ou caracteriza estas quatro palavras e estes quatro conceitos? 

Ir á origem etimológica dá-nos pistas curiosas sobre o significado de cada uma destas palavras.

A palavra educação está associada ao conceito de criar e ver desenvolver enquanto “instrução” está associada à ideia de ajustamento.

Assim, educação surge como um conceito mais alargado de um processo que se desenvolve, durante um longo período, como quem acompanha e contribui para o desenvolvimento de um ser humano.

De forma diferente, instruir implica uma pressão sobre alguém e que se traduz num ajustamento. Segundo Henri-Irene Marou o conceito de instrução nas línguas semitas estava associação ao conceito de castigo, como se o ato de instruir implicasse necessariamente uma pressão que pode levar ao castigo. Há texto antigo em papiros, em que discípulos egípcios agradeciam aos mestres as chibatadas recebidas durante o processo de instrução que receberam.

Aprender associa-se ao auto de absorver ou à apropriação de algo novo que não estaria interiorizado. A aprendizagem pode decorrer com ou sem orientação. Muito aprendemos sozinhos ou aprendemos com alguém específico ou aprendemos com um grupo alargado de pessoas da nossa idade. 

Por fim o ato de ensinar segue um caminho paralelo ao de instruir, se bem que tenha uma abrangência mais vasta.

Do Sol à Terra